quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

#7 - O preço a ser pago pelo sucesso

Fala meus amigos! Primeiramente um feliz ano novo para vocês! Que todos consigam bater as suas metas estipuladas para este ano que acaba de iniciar.

E é justamente sobre isso que quero falar sobre metas e o preço que nós temos que pagar se quisermos chegar ao sucesso.



Para entender melhor esse processo antes temos que traçar o perfil do brasileiro comum em relação a busca do sucesso:

- Reclamam de tudo e não fazem nada .
- A culpa é sempre do outro, ele nunca tem responsabilidade sobre nada.
- Filosofia: Viva o agora e esqueça o resto. (Desejo do fundo do coração que estes vivam 90 anos)
- A única maneira que acha que poderá ficar rico é ganhando na loteria.
- Quer ser rico e próspero mas não quer pagar o preço por isso.
- São invejosos e cobiçadores
- Gastam  todo o dinheiro que recebem no mês.
- Vivem de aparência.
- São imediatistas.
- Usam cartão de crédito como se fosse uma extensão do salário.
- Pegam empréstimos e financiamentos para comprar passivos.
- Por fim a maioria é endividada.

O que recomendo é que você deve se afastar de pessoas com as características acima, elas são pessimistas e tóxicas. Elas não acreditam que conseguem chegar em algum lugar na vida e tentam projetar seus medos e inseguranças em você que finalmente tomou a atitude de buscar o caminho mais árduo mas que trará mais resultados a longo prazo, desta forma elas ficam com inveja por que você está tomando uma atitude positiva em relação a sua vida e não está acomodado como elas.




Tendo tomado esta primeira atitude agora sim podemos falar sobre o preço que temos que pagar para ter sucesso.

Mas qual o preço do sucesso? 

A pergunta correta é: Até que ponto você está disposto a fazer sacrifícios em prol de realizar seus sonhos e conquistar o sucesso?

Está disposto a acordar mais cedo e dormir mais tarde?
Está disposto a passar horas estudando sobre algo que irá te levar mais próximo do seu objetivo?
Está disposto a suportar as rejeições?
Está disposto a ter paciência? 
Está disposto a suportar momentaneamente o "sucesso" de seus colegas que seguiram o caminho tradicional e tentaram te jogar pra baixo? (Comparação)
Está disposto a persistir mesmo com os erros (que são absolutamente normais) que vão vim pelo caminho?
Está disposto a abdicar dos fins de semana e feriados? (sem extremismos claro, lazer é fundamental para a manutenção da mente)

Se não está disposto a realizar tais ações infelizmente será muito difícil que você chegue ao sucesso pois um dos principais pilares do mesmo é a disciplina.

Mas antes de falar sobre disciplina tenho que mostrar a diferença entre sonhos e metas:

Sonhos: São projeções futuras do que você deseja para a sua vida.

Metas: São pequenos objetivos com períodos determinados para a conclusão que de pouco em pouco te levará a alcançar seus sonhos seja ele qual for.

Aqui você já mata a charada de o porquê da maioria das pessoas não vão chegar a lugar nenhum, elas justamente só sonham e não criar metas para chegar até seus sonhos. Elas tem um forte desejo pelo resultado e uma repulsa total pelo processo que tem ser feito para chegar ao resultado, ou seja isso é incoerente e nunca daria certo. 

Por isso você deve pegar o seu sonho e desse sonho você deve "fatiar" em etapas as coisas que você tem que fazer para chegar lá.

Para isso você precisará de disciplina para cumprir com sua rotina até que ela se torne um hábito e seja quase automático para você realizar essa rotina.

Conseguindo bater as suas metas e tendo paciência (até por que provavelmente vão ter alguns erros no caminho) é uma questão de tempo para que você chegue ao sucesso. Pode demorar 3, 5, 10 ou 15 anos mas irá chegar por que pode ter certeza que quem planta colhe o fruto, você pode não saber a hora que você irá colher, mas com certeza você irá. 

Você que irá decidir se deixará ser influenciado pelos outros plantando reclamação, preguiça, imediatismo e pessimismo, colhendo uma maça podre como o fruto.

ou

Você irá decidir se vai tomar as rédeas das suas vida e irá plantar autoconfiança, paciência, disciplina e resiliência diante dos problemas, colhendo uma maça de ótima qualidade como o fruto.



É isso! Vou ficando por aqui amigos até o próximo post!






11 comentários:

  1. "- Usam cartão de crédito como se fosse uma extensão do salário.
    - Pegam empréstimos e financiamentos para comprar passivos.
    - Por fim a maioria é endividada."

    população resumida ai,as pessoas acham que "curtir o agora" é basicamente tudo,vivem em função da felicidade imediata que dura bem pouco,por isso o ditado que alegria de pobre dura pouco,pq pobre se puder gasta tudo que ganha e até mais pra aparecer e dizer que é feliz,mas se esquecem que com isso vem os resultados e causas individamento,parcelamentos e acordos gordurosos de juros encima.
    Tenho um amigo que trabalha de segunda a sabado e tudo que ele ganha ele gasta em bebida tipo red label e white horse,o trabalho de um mês inteiro investido em algo momentâneo que vai durar algumas horas e logo ele não sera ngm,e voltara a repetir o ciclo.
    sem sacrificios ngm chega a lugar nenhum,nimguem fica rico do dia pra noite(exceção loteria) curtir as vezes é legal e faz nossa mente se distrair e alivia-la,mas tem que ser revisado suas prioridades antes,imagina você tem 3 contas de luz atrasadas pra pagar e resolve ir pra praia gastar,acha que vai acontecer o que?vc vai curtir 1 dia de praia e sol ,mas vai ficar sem energia na sua casa até conseguir dinheiro pra pagar as contas,tudo tem uma consequência e brasileiro gosta de empurrar com a barriga,não é atoa que existem tantas pessoas descompromissadas com suas responsabilidades,cheio de nego de 40 anos que ainda mora na casa mãe,cheio de nego menor de idade que ja é pai,enfim não precisa nem citar mais exmemplos o laudo da maioria esmagadora ja é conhecido e ja é visto como algo "normal" ,brasileiros tem a fama que tem e não é atoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz tempo que vi uma frase num dos blogs fa finansfera que tem haver com o que você descreveu.
      Estavam falando sobre redes sociais e a falsidade que rola nelas e alguém escreveu o seguinte: Retire as bebidas, retire as bebidas e veja se a alegria continua...

      Muitos falam que curtem a vida, mas no vim das contas o curtir a vida é tomar todas no fim de semana pra contar vantagem na segunda feira:
      "Fulano, tomei uma caixa de cerveja nesse fim de semana!" No fim das contas é por aí mesmo.

      Como foi mostrado no post são muitos os erros que podem ser cometidos, assim como são muitas as circunstância que podem atrapalhar a busca de objetivos, especialmente os objetivos de longo prazo.
      No caso específico da busca da IF ou algo próximo a isso, quem começa do zero deve ter muito foco, disciplina e paciência caso contrário se perde pelo caminho.

      Excluir
    2. sim anon o que você disse sobre as bebidas ai complementa o que eu falei ai no cometario,as pessoas precisam de um engajamento um lifestyle,bebidas/drogas/etc tudo é um combustivel para a felicidade,e nada mais potente pra esquecer dos problemas como o alcool,as vezes nem precisa de um real motivo para se festejar,até pq a maioria das pessoas fazem isso por "aparência" ou pra dizer que tem uma vida social ativa.A busca de objetivos pode ser facilmente interrompida por qualquer dificuldade que o individuo enfrenta,isso vai depender da capacidade dele de lidar com tais pedras no caminho,e a paciência também é algo que pode ficar excasso dependendo dos tombos e frustracões acumuladas.

      Excluir
    3. Fala anons! Vocês basicamente descreveram em detalhes o comportamento do brasileiro comum. Procurem ficar longe dessa mentalidade que acaba financeiramente com a maioria dos brasileiros.

      Excluir

  2. O fracasso começa no orçamento doméstico
    Tenho um texto sobre fracasso
    https://acervost.blogspot.com/2017/03/11-passos-do-fracasso-financeiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Acervo ST!! Basicamente é o que está listado neste seu post a mentalidade padrão do BR.

      Excluir
  3. Fala Gordon! Um feliz 2019 para todos nós, que nos livremos dos chimpas e da mentalidade chimpa que prejudica nossas vidas! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Funça Beta! Feliz 2019!! Se nos livrarmos da mentalidade deles já um ótimo e gigantesco passo kkkk! Abraço!!

      Excluir
  4. aos 22 tb estava disposto acordar mais cedo e dormir mais tarde. Agora que já passei dos 40 não estou mais a fim.

    Vc é bem nosso e está bem encaminhado. Quando tiver minha idade já estará muito bem financeiramente

    ResponderExcluir